SINTRICOMB participa de evento online da NCSTSC sobre juventude

A Nova Central Sindical de Trabalhadores de Santa Catarina (NCSTSC) realizou o primeiro evento da história da entidade totalmente online. O 1º Evento da Juventude da NCSTSC aconteceu na noite de quinta-feira, 15 de setembro, com a realização de duas palestras voltadas ao público jovem do movimento sindical trabalhista. O SINTRICOMB também participou do evento.

Durante duas horas, os cerca de 100 participantes acompanharam as explanações das sindicalistas Vilma da Silva, Angela Maria Goulart e do deputado federal Pedro Uczai. Os temas das explanações foram definidos por uma comissão organizadora, coordenada pela Secretaria da Juventude da central sindical.

Angela e Vilma fizeram um retrospecto histórico do movimento sindical trabalhista no Brasil e de temas que culminaram com a retirada de direitos dos trabalhadores. Entre eles, as reforma trabalhista, que entrou em vigor em 2017, e da Previdência, em 2019. O foco foi em demonstrar como investidas de governos ao longo das décadas buscaram enfraquecer a classe trabalhadora, obtendo êxito nestes dois anos.

“Nesse breve histórico que passei, quis dizer que nenhum direito é conquistado sem uma luta, sem luta coletiva, sem a coletividade”, disse Angela, que é presidente do Sindicato dos Servidores Púbicos Municipais de Correia Pinto.

As duas ainda apresentaram um pouco do que é a rotina, o dia a dia e algumas ações desenvolvidas pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Correia Pinto, onde atuam.

“É preciso que tenham consciência de que o jovem tem uma riqueza muito grande, podendo contribuir muito para o sindicato no Brasil. É importante estar envolvido nesse movimento”, pontuou Vilma.

Já o deputado federal Pedro Uczai falou sobre a necessidade de maior participação do jovem na política e no movimento sindical. A importância da participação política na preservação dos direitos dos jovens foi a temática levantada por ele.

“O movimento sindical é estratégico e definitivo para construir identidade coletiva de trabalhadores e trabalhadoras jovens em Santa Catarina e no Brasil”, pontuou o parlamentar na ocasião.

O secretário da Juventude da NCSTSC, Pedro Henrique Magrich de Oliveira, lembrou a importância que é o atual momento no país, às vésperas de uma eleição geral. Para ele, o jovem precisa ficar atento e analisar bem em quem vai votar no mês de outubros, principalmente nos cargos de presidente da República, senadores e deputados, pois são estes cargos que tomam decisões que afetam diretamente os direitos trabalhistas.

“Não dá de o trabalhador e o jovem votar em quem não tem compromisso com ele. Pesquisem os candidatos. O DIAP (Departamento Intersindical  de Assessoria Parlamentar) tem um site muito legal, o quemfoiquem.org.br. Quando ele vier pedir voto, veja como ele votou, se a favor ou contra o trabalhador. Quem votou contra o trabalhador não merece nosso voto”, frisou ele.

Para o presidente da NCSTSC, Izaias Otaviano, que também é presidente do SINTRICOMB, o 1º Evento da Juventude da NCSTSC marcou a entrada da entidade em um novo tempo. A facilidade do uso da tecnologia, na visão dele, vai permitir que o trabalho da diretoria seja ampliado.

“O evento da juventude foi fantástico. Foi um evento que marcou uma nova era na Nova Central. Sabemos que vários eventos ainda vamos fazer de forma online. Ele fortaleceu ainda mais essa marca”, destacou.

Este foi o terceiro evento realizado entidade m 2022. Empossada em setembro de 2021, a atual diretoria programou a realização de três ao longo do período, todos já finalizados. Além do voltado aos jovens, a NCSTSC também organizou um voltado às mulheres, em março, e outro à segurança e saúde no trabalho, em junho.

A diretoria se reúne no dia 23 de setembro, em Brusque, onde deve definir o cronograma de ações para o final do ano e já discutir o calendário de 2023.

Desde o mês de setembro de 2021, a sede da NCSTSC está situada na cidade de Brusque.

Além de Otaviano, participaram do evento pelo sindicato os diretores Patricia Cestari (secretária-geral), Dari Mota Sutil (vice-presidente), Gabriela Bissoni (advogada) e Aline dos Santos (secretária e recepcionista).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

12 − 12 =

Pin It on Pinterest