SINTRICOMB participa de palestra do DIEESE sobre conjuntura política nacional em 2022

O Sintricomb participou nesta quarta-feira,11, de palestra junto com outras entidades sindicais de Santa Catarina sobre a atual conjuntura nacional no campo da política e os reflexos futuros para os trabalhadores. A palestra foi organizada pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).

Durante cerca de duas horas, o diretor técnico do órgão, Fausto Augusto Júnior, explanou acerca dos perigos que rondam o movimento sindical. Em especial sobre a conjuntura nacional no campo político, com risco de eleição de Congresso Nacional de viés extremamente conservador e que deve botar pautas que afetam diretamente a classe dos trabalhadores, em especial projetos que tendem a acabar com movimento sindical.

“O que se quer é pulverizar o movimento sindical. A ideia é criar não só um sindicato por categoria ou por empresa, mas por setor dentro de uma mesma empresa”, alertou ele.

Fausto disse que é importante as entidades sindicais focar em no fechamento das negociações coletivas o quanto antes para, depois, focar até o mês de outubro e concentrar as atenções nas tratativas relacionadas ao pleito de eleições gerais, quando o Brasil escolhe novos senadores, deputados federais e estaduais, governadores e o presidente da República.

O diretor técnico do Dieese disse que, para frear as investidas de um governo que é contra os trabalhadores, referindo-se ao governo do presidente Jair Bolsonaro, caso mesmo veha a se reeleger, a necessidade de se eleger, no mínimo, 208 deputados federais voltados para a ala progressista e não conservadora.

Durante a palestra, o presidente do Sintricomb, Izaías Otaviano, falou ainda como presidente da Nova Central Sindical de Trabalhadores de Santa Catarina. Nos informes, ele relatou o fechamento da negociação coletiva da construção civil imobiliário na região de Brusque, que aguardava somente a definição do INPC para o período.

Além disso, chamou atenção para a importância do movimento sindical se unir em torno das causas dos trabalhadores, em especial com relação ao pleito deste ano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

13 − cinco =

Pin It on Pinterest