Saúde, proteção no trabalho e desperdício nas obras

Aconteceu na manhã de sábado, 5 de novembro, o 2º Encontro de Auxiliares e Serventes de Brusque. O evento teve três palestras sobre uso de equipamentos de proteção no trabalho, desperdício nas obras e saúde. A realização foi do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Brusque e região (Sintricomb).

O bombeiro civil Clovis Lewin abordou sobre a importância do uso correto de equipamentos de proteção, seja nos locais de trabalho em qualquer atividade realizada e que coloque em rico a vida humana.

“Como os ambientes de trabalho muitas vezes oferecem riscos, esses riscos precisam ser amenizados com o uso desses equipamentos”, pontua ele, frisando que a palestra ainda abordou os direitos e deveres quanto ao tema, tanto de empregados quanto de empregadores.

Já o engenheiro civil e técnico em segurança do trabalho Fábio Aurélio Alencar destacou pontos importantes sobre o desperdício de produtos e tempo nas obras. De acordo com ele, cerca de 20% dos insumos e produtos utilizados na construção civil se perdem pela falta de preocupação com o desperdício.

“O desperdício que se tem hoje nas obras ocorre, muitas vezes, por falha na execução, por falta de um treinamento dos profissionais. O servente, por exemplo, está totalmente envolvido na organização do canteiro da obra e é um profissional-chave na questão do desperdício”, frisou ele.

A enfermeira Clotilde Imianowsky passou orientações sobre cuidados necessários com a saúde. Entre os pontos, destaque para o câncer de próstata, tomando carona o movimento Novembro Azul, que trata a respeito do assunto. Ela abordou aspectos motivacionais, como a necessidade e relacionar bem, principalmente no campo familiar.

“Como está minha saúde no trabalho? Como estou emocionalmente com minha família e colegas. é um tema importante, porque temos nossa família em casa e no trabalho. se cuidarmos bem de tudo, teremos um estilo de vida melhor e mais saudável”, disse ela.

Para o presidente do Sintriocmb, Izaias Otaviano, o 2º Encontro de Auxiliares e Serventes de Brusque cumpriu, mais uma vez, papel de levar informações e orientações aos trabalhadores e trabalhadoras do setor.

“Saímos muito satisfeitos com mais este encontro. certamente não será o último encontro de serventes e auxiliares. vamos partir para o terceiro evento no ano que vem”, destacou ele.

Além das palestras, os participantes ganharam brindes e participaram de um almoço de confraternização.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

onze − 8 =

Pin It on Pinterest