Catarinense é reeleito para comandar entidade sindical nacional

A Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria da Construção e do Mobiliário (CONTRICOM) elegeu nova diretoria. O mandato será de quatro anos, indo de 2021 a 2025. O catarinense Altamiro Perdoná foi reconduzido ao cargo.

Perdoná (na foto à direita) é natural de Tubarão e preside, atualmente, a Federação dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Santa Catarina (FeticomSC). É o primeiro catarinense em toda a história a presidir uma entidade sindicalista de nível nacional. A CONTRICOM representa todos os sindicatos laborais do setor de construção civil e do mobiliário do país.

Na foto, Perdoná está juno do novo presidente da Nova Central Sindical de Trabalhadores de Santa Catarina (NCSTSC), Izaias Otaviano (de camisa vermelha), que preside o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Brusque e região (SINTRICOMB).

O que é uma confederação

A CONTRICOM é uma das entidades que integram o sistema sindical trabalhista brasileiro. As confederações reúnem federações e sindicatos de um único setor. No caso da CONTRICOM, a construção civil e o mobiliário. Elas se diferem das centrais sindicais por somente poderem reunir em sua formação filiados do mesmo setor. As centrais, por sua vez, podem aglutinar entidades de diferentes segmentos.

Os sindicatos têm o papel de dialogar e fazer as tratativas com a base. Já as federações fazem estas tratativas em nível estadual, dividias por setor.
As confederações tem atuação nacional e dialogam com esferas nesse nível, como governo federal, instâncias superiores de justiça e do Legislativo (Câmara e Senado).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

13 − cinco =

Pin It on Pinterest