Outubro Rosa: mês de prevenção ao câncer de mama
O mês de outubro marca a realização de ações que visam conscientizar sobre cuidados com a saúde da mulher. Em especial as voltadas a prevenção do câncer de mama. O SINTRICOMB apoia toda inciativa que traz esse objetivo e a Campanha Outubro Rosa.
Criada em 2010, a Campanha Outubro Rosa é um movimento que busca chamar atenção para ações de prevenção à doença. Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) apontam que 11 a cada 100 mil mulheres morreram no Brasil em 2020 vitimas da doença. As maiores taxas nas regiões Sudeste e Sul, com 12,64 e 12,79 óbitos/100.000 mulheres, respectivamente. Por ano, são mais de 66 mil vidas perdidas.
O diagnóstico precoce poderia ter evitado estas perdas. O câncer de mama é a primeira causa de morte por câncer na população feminina em todas as regiões do Brasil, exceto na região Norte, onde o câncer do colo do útero ocupa essa posição.
Exames de rastreamento são usados para diagnosticar o câncer antes que a pessoa apresente sintomas. Abaixo você encontra algumas recomendações para te orientar durante uma conversa com seu médico sobre rastreamento para determinados tipos de câncer:
Câncer de mama
Mamografias anuais, começando aos 40 anos de idade.
Mulheres com idade entre de 45 e 54 anos devem fazer mamografias anualmente.
Mulheres com 55 anos ou mais devem fazer mamografias a cada 2 anos ou podem continuar o rastreamento anual, dependendo da orientação do médico.
O rastreamento deve continuar enquanto a mulher estiver em bom estado geral de saúde.
Todas as mulheres devem estar familiarizadas com os benefícios, limitações e possíveis danos conhecidos relacionados ao rastreamento do câncer de mama.