SINTRICOMB e SINDUSCON realizam 7º Encontro de Mestres de Obras

Aconteceu na noite desta terça-feira, 19, o 7º Encontro de Mestres e Encarregados de Obras da construção civil de Brusque. O evento teve duas palestras e foi realizado no auditório do SINTRICOMB, reunindo grande número de trabalhadores que desenvolvem estas funções nas empresas e canteiros de obras.

Na abertura do evento, o presidente do SINTRICOMB, Izaias Otaviano, destacou a importância de se realizar um evento como este, lembrando que é o primeiro depois de um longo tempo sem reunir os profissionais que têm por função comandar as equipes nos locais de obras.

Já o presidente do SINDUSCON, Ralf Maschio e Silva, citou que a preocupação com o que acontece nas obras é de todos, dos empresários e dos próprios trabalhadores. Por isso, é fundamental que os mestres e encarregados estejam informados sobre as consequências dos atos e possa, assim, agir para evitar problemas como acidentes ou outros conflitos nos locais.

O bombeiro civil voluntário e técnico em segurança do trabalho, Clóvis Lewin, falou sobre segurança nos ambientes de trabalho. Além de destacar a importância do uso de equipamentos de proteção individual (EPI0 e coletivos (EPC), ele lembrou sobre o papel de responsabilidade que o mestre de obras ou encarregado possui. Conforme ele, cabe a quem está no comando ou coordenação de uma obra a cobrar dos demais trabalhadores o uso desses equipamentos, sob pena de ser responsabilizado até mesmo criminalmente se algo ocorrer com o trabalhador.

A fala de Lewin foi reforçada pela explanação da advogada Gabriela Maria Bissoni, que integra a assessoria jurídica do sindicato. Ela apresentou um resumo do que diz a legislação brasileira sobre de quem é a responsabilidade civil e criminal a respeito do que acontece na sobras. Nisso, o papel do mestre de obras e do encarregado é crucial.

O 7º Encontro de Mestres e Encarregados de Obras foi realizado pelo SINTRICOMB em parceria com o SINDUSCON.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

onze − sete =

Pin It on Pinterest