Mestres de obras realizam encontro e debatem responsabilidade nas obras

Aconteceu na noite desta terça-feira, 19, o 7º Encontro de Mestres e Encarregados de Obras da Construção Civil de Brusque. O evento reuniu diversos profissionais do setor no auditório do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Brusque e região (SINTRICOMB), sendo iniciativa da entidade em conjunto com o Sindicato das Indústria da Construção e do Mobiliário de Brusque, Guabiruba, Botuverá e Nova Trento (SINDUSCON).

Durante cerca de duas horas, os participantes acompanharam atentamente explanações acerca da responsabilidade, tanto criminal quanto pela segurança nos canteiros de obras. Palestras ministradas pela advogada Gabriela Bissoni, que integra a equipe da assessoria jurídica do sindicato, e o bombeiro civil, instrutor de brigada e técnico em segurança no trabalho Clóvis Lewin.

Dúvidas jurídicas

A advogada Gabriela Bissoni afirma que levar estas informações aos trabalhadores é uma forma de auxiliar na prevenção. Isso porque muitos desconhecem que são, sim, responsáveis pelo que ocorrer com os colegas de trabalho exatamente por estarem em uma função de liderança nestes locais.

“Ainda há bastante dúvidas. Tivemos muitas perguntas sobre o tema e tentamos solucionar um pouco delas nesta noite. O que indico ao trabalhador é sempre estar interligado com a empresa. Porque o mestre de obras é o gestor da obra. Por isso é importante seguir as orientações da empresa e até mesmo do sindicato se tiver alguma dúvida”, pontuou ela.

Prevenção requer atenção de todos

O palestrante Clóvis Lewin destacou cuidados básicos sobre prevenção a acidentes que podem não apenas salvar vidas, mas evitar a responsabilização criminal dos mestres e encarregados de obras.

“Muitas vezes, o mestre de obras pode conscientizar os demais trabalhadores, pois ele é o responsável no canteiro de obra. Para, justamente, um cuidar do outro. O acidente leva uma fração de segundos para acontecer e leva uma vida toda, quando se salva, para se recuperar das sequelas”, pontuou ele.

Entidades comemoram participação e interesse

O presidente do Sinduscon, Ralf Maschio e Silva, citou na abertura a preocupação das empresas do setor com o problema da segurança nos ambientes de trabalho. Frisou, ainda, que a união de todos é essencial para se evitar tragédias e prejuízos humanos na execução das obras.

Já o presidente do Sintricomb, Izaias Otaviano, se disse satisfeito com o público presente. Cerca de 50 profissionais acompanharam as palestras, o que estava dentro do previsto pelos organizadores.

“Superou as expectativas. Fizemos um evento para um público pontual, que, certamente, vai levar as informações aqui recebidas para auxiliar os colegas nos canteiros de obras”, disse ele.

Após as palestras e debates, os participantes se reuniram para um jantar de confraternização na própria sede do Sintricomb.

O Encontro de Mestres e Encarregados de Obras da Construção Civil e Mobiliário de Brusque e região já entrou no calendário oficial de eventos do Sintricomb. É a terceira edição realizada em parceria com o sindicato das empresas do setor, o Sinduscon. O último, realizado em 2018, teve como tema responsabilidade jurídica e prevenção ao câncer de próstata.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

nove − cinco =

Pin It on Pinterest